Pesquisa Quaest: 38% dos brasileiros reprovam atuação de Lula na segurança pública
Avaliação negativa cresce entre evangélicos, eleitores de Bolsonaro e pessoas com renda mais alta; governos estaduais têm desempenho melhor

A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (30/4), revela que 38% da população brasileira avalia como negativa a atuação do governo Lula (PT) na área de segurança pública. Outros 32% consideram a gestão como regular, enquanto apenas 25% enxergam o desempenho como positivo.
O levantamento mostra que a percepção negativa é mais acentuada entre grupos específicos. Entre os entrevistados que recebem mais de cinco salários mínimos, o índice de reprovação sobe para 49%. Já entre os evangélicos, a desaprovação atinge 51%. O número é ainda mais expressivo entre os que votaram em Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial: 69% rejeitam a condução da segurança pública pelo governo federal.
Governos estaduais têm avaliação melhor
Por outro lado, a percepção sobre os governos estaduais é mais favorável. De acordo com a pesquisa, 36% dos entrevistados consideram a atuação das administrações estaduais positiva. Outros 29% classificam como regular, e 28% apontam como negativa.
Esses dados indicam uma diferença de percepção entre o papel desempenhado pelos entes federativos na segurança pública, tema que segue entre as maiores preocupações da população, especialmente em grandes centros urbanos.
Metodologia
A Quaest entrevistou 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, em todas as regiões do país, entre os dias 27 e 31 de março de 2025. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.