• Estadual

    Daniel Vilela exalta Goianápolis como berço do tomate em Goiás durante abertura da 39ª Festa do Tomate

    Evento foi incluído no Calendário Cívico e Cultural do estado e deve atrair 40 mil pessoas; município é destaque nacional na produção da hortaliça

    O governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, participou nesta quarta-feira (16/7) da abertura oficial da 39ª Festa do Tomate, em Goianápolis. Reconhecida como a Capital Estadual do Tomate, a cidade sedia o evento no Parque de Exposições até o dia 20 de julho. Ao todo, são esperadas 40 mil pessoas nos cinco dias de programação.

    “Essa festa é um simbolismo. Goianápolis é o maior produtor de tomate de mesa. Aqui é o berço dessa história, dessa produção. Por isso, como agentes políticos, precisamos estar presentes em momentos como esse, que enaltecem e reconhecem a importância e particularidade de cada município do nosso estado”, afirmou Daniel Vilela.

    O prefeito Jeová Leite reforçou o orgulho local. Segundo ele, a festa foi planejada com foco na valorização econômica do município. “Preparamos a Festa do Tomate com muita alegria e organização. Vamos trazer grandes shows como Eduardo Costa e Edson e Hudson. Assim, teremos uma semana de festa para celebrar a maior fonte de geração de empregos em Goianápolis”, destacou.

    Além disso, a Assembleia Legislativa de Goiás aprovou, em junho, a inclusão oficial do evento no Calendário Cívico e Cultural do estado.

    Protagonismo agrícola

    Atualmente, Goiás lidera a produção nacional de tomate. De acordo com dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a safra estadual atingiu 1,4 milhão de toneladas em 2023, o equivalente a 31,4% da produção brasileira.

    Dessa forma, o estado também apresenta a maior produtividade do país: 93,4 toneladas por hectare, número 23,5% superior à média nacional.

    Em particular, Goianápolis concentra boa parte dessa produção. Cerca de 70% da safra local é escoada para o Ceasa de Goiânia. O restante segue para centros de distribuição em São Paulo e Curitiba. Enquanto isso, Goiás exportou em 2024 cerca de 1,5 mil toneladas de tomate e derivados para países como Uruguai, Paraguai, Venezuela e Bolívia.

    Fotos: Adalberto Ruchelle

    Secretaria de Comunicação | Vice-Governadoria – Governo de Goiás

    Noticias relacionadas