• cidades

    CAMPANHA “VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA” TOTALIZA 25 AÇÕES, 2.783 PESSOAS ALCANÇADAS E 52 ATENDIMENTOS DIRETOS REALIZADOS PELA OUVIDORIA DA MULHER

    Aava Santiago, Ouvidoria da Mulher e Comissão de Direitos Humanos estão à frente de ações de combate à violência contra mulher

    Para combater todos os tipos de violência contra a mulher, a vereadora Aava Santiago (PSDB), em parceria com a Ouvidoria da Mulher e Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, realizou, durante o mês de março, uma série de atividades voltadas à educação e direitos. Na 3ª edição do projeto “VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA” a novidade foi a OUVIDORIA ITINERANTE, com pontos de escuta, atendimento jurídico e psicológico em várias regiões da cidade.

    “Ocupamos escolas, órgãos públicos, entidades, percorrendo Goiânia para promover a educação em direitos, tratar da violência contra a mulher como um sintoma de adoecimento coletivo, que só pode ser tratado com o envolvimento de homens e mulheres dedicados à construção de uma sociedade mais justa e menos desigual”, diz Aava Santiago.

    Foram 25 diferentes ações, 2.783 pessoas alcançadas de forma direta e 52 mulheres e meninas atendidas pela OUVIDORIA ITINERANTE. Em seus postos de acolhida, a Ouvidoria conta com psicólogas e advogadas que fazem o acolhimento psicológico e jurídico de forma gratuita, seja no local do atendimento ou no encaminhamento para psicoterapia e outros serviços jurídicos. Para tanto, a Ouvidoria da Mulher conta com um termo de cooperação com o Núcleo de Prática Jurídica da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/Goiás) e uma rede de voluntários.

    De acordo com a parlamentar, a ideia da OUVIDORIA ITINERANTE é oportunizar que mulheres e meninas de diferentes regiões da cidade tenham acesso ao equipamento de justiça da Câmara Municipal de Goiânia. “O principal objetivo é encurtar a distância entre mulheres e meninas goianienses e os equipamentos públicos de proteção, seja por meio da educação em direitos ou disponibilizando mecanismos de ajuda e de proteção. A informação e o acolhimento são fundamentais para romper os ciclos de violência”, comenta Aava Santiago, Ouvidora da Mulher.

    Segundo Maria Clara Dunck, coordenadora da Ouvidoria da Mulher da Câmara Municipal, o objetivo é dar voz às mulheres que passam por alguma situação de violência, seja física, moral, mental, financeira. “Essas mulheres (e meninas) precisam saber da importância da denúncia e, para tanto, precisam se sentir acolhidas. Esse é o nosso papel: ouvir, acolher, aconselhar e encaminhar para os serviços necessários. Nossa meta é fazer da OUVIDORIA ITINERANTE um projeto permanente”, comenta Maria Clara Dunck.

    BUTIQUE SOLIDÁRIA

    Como parte do MÊS “VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA”, foi lançada a 2ª edição da CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ROUPAS PARA BUTIQUE SOLIDÁRIA. Os pontos de arrecadação já estão distribuídos pela capital. “Estamos falando de mulheres que, ao romperem o relacionamento abusivo, tiveram que sair de suas casas usando apenas a roupa do corpo, levando apenas os filhos. Assim, toda doação é bem-vinda, toda peça, em bom estado de conservação, é um presente para o recomeço na vida dessas mulheres”, comenta Aava Santiago.

    Durante o lançamento, realizado no Clube de Costura do Mega Moda Shopping, mulheres vítimas de violência, assistidas pela Ouvidoria da Mulher, receberam roupas novas e um dia de autocuidado, com maquiagem, cabeleireira, consultoria de estilo e fotos profissionais, uma parceria da Ouvidoria da Mulher, Ouse Mix e Clube de Costura. “Essa é uma característica do trabalho da Ouvidoria, firmar parcerias com os diversos segmentos sociais em nome do bom acolhimento a essas mulheres”, completa Maria Clara.

     

    BUTIQUE SOLIDÁRIA – PONTOS DE COLETA:

    Câmara Municipal de Goiânia
    Sala de Acolhimento da Ouvidoria da Mulher
    Segunda a sexta, das 8 às 17h.
    Av. Goiás, 2001, St. Central,
    Contato: (62) 98222-2434.
    Orientar Centro Educacional
    Segunda a sexta, das 7h às 17h.
    Av. Maria Pestana, 2055, Jd. Balneário Meia Ponte,
    Contato: (62) 3210-7358.

    Mega Moda Park
    SAC, Praça de Eventos (térreo):
    Segunda a quinta, das 8h às 18h;
    Sexta e sábado das 7h às 18h.
    Av. Independência, 3302, qd. 172, lt. 01E, sl. 117, Setor Central
    Contato: (62) 98599-0009.

    Mega Moda Shopping
    Clube de Costura
    Segunda a quinta, 8h às 18h;
    Sexta e sábado das 7h às 18h.
    Av. Contorno, 165, Setor Norte Ferroviário
    Contato: (62) 98599-0009.

    Casa Rosada
    Quinta e sexta, das 10h às 18h;
    Sábado das 10h às 14h.
    Rua 14, 143, Setor Central
    Contato: (62) 98310-9892.

    Orquidário Goiás
    Segunda a sexta, das 9h às 17h30;
    Sábado das 8h30 às 12h.
    Rua C-149, 1.050, Jardim América
    (62) 3251-3100.

    Últimas Notícias