• cidades

    Fabrício Rosa promove homenagem ao Orgulho LGBTQIA+ em Goiânia

    Sessão aberta ao público ocorre nesta sexta-feira, às 19h, no Auditório Jaime Câmara da Câmara Municipal

    O vereador Fabrício Rosa (PT) promove, nesta sexta-feira (26), uma sessão de homenagem ao Orgulho LGBTQIA+ em Goiânia. O evento ocorrerá às 19h, no Auditório Jaime Câmara, na Câmara Municipal da capital.

    Além disso, a sessão terá como tema “Nada sobre nós, sem nós: transformando a visibilidade em representatividade”. Com isso, o mandato busca marcar o mês do Orgulho LGBTQIA+ e reunir lideranças, ativistas e representantes da sociedade civil.

    Representatividade

    Fabrício Rosa foi o primeiro representante da comunidade LGBTQIA+ eleito para a Câmara Municipal de Goiânia.

    Por isso, o vereador afirma que a ocupação dos espaços institucionais ajuda a transformar visibilidade em participação política. Segundo o mandato, a homenagem também reforça a defesa de políticas públicas voltadas à inclusão, ao respeito e à diversidade.

    Além disso, a iniciativa coloca o Legislativo municipal como espaço de diálogo sobre direitos, cidadania e representatividade.

    História

    O mês do Orgulho LGBTQIA+ faz referência à Revolta de Stonewall, ocorrida em 28 de junho de 1969, em Nova York, nos Estados Unidos.

    Desde então, a data se tornou um marco da luta por direitos civis da população LGBTQIA+ em diferentes países. Em Goiânia, a sessão também integra o calendário de mobilização em torno da 30ª Parada do Orgulho LGBTQIA+.

    Neste ano, a parada tem como tema “Famílias LGBT+ Existem! Direitos, inclusão e diversidade”. Dessa forma, a programação busca ampliar o debate sobre acolhimento, respeito e participação social.

    Evento

    A homenagem ocorrerá no Auditório Jaime Câmara, espaço recentemente reinaugurado pela Câmara Municipal.

    Para o mandato de Fabrício Rosa, a realização da sessão dentro do Legislativo reforça a importância de aproximar a população LGBTQIA+ dos debates públicos da cidade. Além disso, o evento busca reconhecer trajetórias de luta e fortalecer a presença da diversidade nos espaços de decisão.

    Por fim, a sessão sobre o Orgulho LGBTQIA+ em Goiânia será aberta ao público e deve funcionar como ato de celebração, memória e defesa de representatividade.

    Serviço

    Sessão de homenagem ao Orgulho LGBTQIA+
    Tema: “Nada sobre nós, sem nós: transformando a visibilidade em representatividade”
    Data: sexta-feira (26)
    Horário: 19h
    Local: Auditório Jaime Câmara, Câmara Municipal de Goiânia
    Organização: gabinete do vereador Fabrício Rosa (PT)

    Noticias relacionadas