• Estadual

    Daniel Vilela anuncia R$ 78 milhões em investimentos em centro de inteligência artificial até 2031

    Parceria com o Ceia-UFG prevê data center, laboratório de veículos autônomos, apoio a startups e formação de talentos até 2031

    O governador Daniel Vilela anunciou, nesta quinta-feira (25), R$ 78 milhões em novos investimentos para o centro de IA em Goiás. Os recursos serão aplicados no Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás, o Ceia-UFG, entre 2026 e 2031.

    O anúncio ocorreu durante encontro com pesquisadores, desenvolvedores e empresários no Palácio das Esmeraldas. Além disso, a parceria foi formalizada por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

    Investimentos

    Dos R$ 78 milhões previstos, R$ 40 milhões irão para a implantação de um AI Data Center e de um laboratório de veículos autônomos.

    Com isso, o governo pretende ampliar a capacidade computacional disponível para pesquisadores, estudantes, empresas e órgãos públicos parceiros. Além disso, a estrutura deve apoiar projetos em áreas como saúde, agronegócio, educação, ciências da vida e serviços públicos.

    Daniel afirmou que Goiás abriga um dos maiores laboratórios de inteligência artificial da América Latina e disse que a nova etapa deve ampliar a produção de soluções para o setor público.

    Pesquisa

    Criado em 2019, dentro da política estadual de Centros de Excelência, o Ceia-UFG reúne universidade, governo e setor produtivo em projetos de pesquisa aplicada, inovação e transferência de tecnologia.

    Segundo o governo, a nova parceria também deve fortalecer áreas emergentes da inteligência artificial, como agentes autônomos, sistemas avançados de raciocínio e aplicações voltadas à descoberta científica.

    Além disso, o convênio prevê pesquisa aplicada, formação de talentos, desenvolvimento de novos negócios e apoio à criação de soluções tecnológicas.

    Talentos

    O programa deve manter mais de 130 bolsistas ativos simultaneamente, entre pesquisadores, estudantes e desenvolvedores.

    Também estão previstas ações para atrair e reter profissionais qualificados, além de acordos internacionais de cooperação científica. Dessa forma, a gestão busca ampliar a presença de Goiás em redes nacionais e internacionais de pesquisa.

    Na educação, o plano inclui a capacitação de 2 mil professores como multiplicadores em inteligência artificial. Além disso, o governo pretende desenvolver uma plataforma de ensino a distância com potencial para alcançar até 10 mil estudantes.

    Startups

    Na área de inovação, o convênio prevê a aceleração de até 40 startups de base tecnológica.

    As empresas devem atuar integradas a iniciativas como o Hub Goiás e o Distrito de Inovação e Inteligência Artificial. Com isso, o Estado busca estimular novos negócios baseados em conhecimento avançado e tecnologias de ponta.

    O programa também prevê suporte técnico para a criação de núcleos emergentes de pesquisa em inteligência artificial em outros municípios. Portanto, a proposta inclui a interiorização da ciência, da inovação e da tecnologia.

    Metas

    Até 2031, o governo espera alcançar pelo menos 40 publicações científicas de impacto.

    Outra meta é consolidar uma rede com 100 empresas parceiras ativas. Além disso, o convênio prevê o registro de 15 propriedades intelectuais, resultado do desenvolvimento de soluções com potencial econômico e social.

    Para o secretário José Frederico Lyra Netto, o novo ciclo consolida uma política pública de longo prazo para o desenvolvimento tecnológico do Estado. Já a diretora do Ceia-UFG, Telma Woerle Lima Soares, afirmou que o investimento amplia a capacidade científica e econômica da inteligência artificial produzida em Goiás.

    Por fim, o centro de IA em Goiás passa a ocupar papel estratégico na tentativa do Estado de se firmar como referência nacional e internacional em inteligência artificial.

    Noticias relacionadas