Jovem de Aparecida de Goiânia é selecionada para representar garotas brasileiras em simulações das Nações Unidas em Harvard e Yale
Nascida em família vulnerável, com apenas 17 anos, ativista social já se destacou por seu trabalho em projetos para combater a pobreza menstrual, promover a educação política e incentivar a participação de jovens na política
Hellora, de 17 anos, é a primeira moradora de Aparecida de Goiânia a ser escolhida pelas Nações Unidas para representar garotas brasileiras em simulações em Harvard e Yale, nos Estados Unidos. A jovem estudante e ativista social já se destacou por seu trabalho em projetos para combater a pobreza menstrual e incentivar a participação de jovens na política.
Nascida em uma família vulnerável no Maranhão, desde cedo, Hellora se interessou por questões sociais e começou a participar de projetos de voluntariado. “Tudo começou com um olhar crítico na minha comunidade local, lá no interior do Maranhão”, disse Hellora. “Sempre observei a realidade de outras meninas e mulheres de lá, e a ausência de acesso à educação e informação foi algo que me deixou pensativa desde cedo, mesmo depois de me mudar para Goiás”.
Em 2022, ela fundou o projeto Nós por Elas, que distribui absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade. O projeto já impactou 32 cidades em menos de um ano.
Além disso, Hellora é presidente de um clube Girl Up, no Brasil, que é um movimento iniciado pelas Nações Unidas para capacitar e conectar jovens para viabilizar suas vozes e liderança.
Em 2022, ela ajudou na mobilização de 90 mil jovens para tirarem o título de eleitor. Do mesmo modo, ela foi escolhida pela Politize! como a segunda jovem brasileira que mais realizou oficinas para a democratização da educação política.
Rumo à ONU
Hellora diz que sua aprovação para as simulações das Nações Unidas é uma prova de que independente do seu ponto de partida, ela pode conquistar grandes oportunidades acadêmicas. “Foi um misto de sentimentos ver meu nome como o primeiro da lista de aprovados”, disse ela. “E teve algo em especial: eu percebi que eu poderia inspirar muito mais jovens da minha comunidade a também conquistarem esse tipo de oportunidade”.
Atualmente, a jovem está mobilizando as pessoas para custear sua viagem para as duas universidades mais prestigiadas do mundo, fazendo campanhas em seu perfil do Instagram.