Universitários promovem a educação política e a participação democrática
Muitos universitários afirmam não gostar de discutir política, acompanhar as notícias ou votar. As razões para isso são variadas, incluindo indignação, medo e desinteresse.
Mas, mesmo diante desses desafios, um grupo de 6 estudantes de direito da PUC Goiás decidiu se unir para mudar esse cenário.
A Liga Acadêmica de Estudos Políticos (LAEP) surgiu em março de 2023, com o propósito de democratizar o acesso à educação e formação política para universitários. Para isso, a Liga busca incentivar a participação da comunidade acadêmica, prezando sempre pela pluralidade de ideias e respeito. Eles querem fazer a diferença.
“Hoje nos orgulhamos de ter como membros da LAEP, alguns desses colegas, que foram convencidos de que tudo em nosso cotidiano é político”, diz João Victor Franco, estudante de Direito e presidente da LAEP.
A LAEP já conta com membros de 11 cursos diferentes e tem planos ambiciosos para o futuro. Em breve, o grupo lançará novos projetos: o newsletter, o podcast “Além da política” e o Cinedebate. Além disso, em 2024, a Liga planeja visitar o Supremo Tribunal Federal e fechar parcerias com outras universidades.
O presidente da LAEP também aproveita para convidar políticos a participarem dos eventos da Liga. Afinal, “Queremos ouvir sobre política e saber como é a atuação de vocês”.
Dessa forma, o grupo já recebeu a participação de várias figuras políticas, como os vereadores Lucas Kitão e Aava Santiago. João Victor afirma que fica feliz com a participação de figuras com diferentes posicionamentos, com diferentes realidades, pautas e partidos. Se você vive no mundo da política e tem interesse em ajudar a Liga, entre em contato por AQUI!
Afinal, a LAEP é um exemplo de como a política pode ser inspiradora e está trabalhando para despertar o interesse dos jovens pela política e para promover a participação democrática.