Diretoria de Ensino e Extensão da LAEP promove debate sobre conflito entre Israel e Hamas
No último sábado, a Diretoria de Ensino e Extensão da Liga Acadêmica de Estudos Políticos (LAEP) realizou uma roda de conversa sobre o conflito entre Israel e Hamas, no Luiz Café Concept. O evento foi conduzido pelo professor Guilherme Carvalho, formado em Relações Internacionais e mestre em Ciência Política.
“Assim como todo conflito com potencial midiático como este entre Israel e Hamas, surge muitos equívocos e muita falácia”, disse Gabriella Amui, uma das organizadoras do evento. “A LAEP tem como objetivo central desmistificar a política, por isso a importância de um debate como este, para esclarecer dúvidas de cidadãos comuns”.
“Nós queríamos que esse primeiro evento da Diretoria de Ensino e Extensão fosse algo atual e que pudéssemos conectar com o cenário político do nosso país”, disse Rafaela Melgaço, diretora da LAEP.
O professor Guilherme começou a conversa apresentando conceitos básicos, como a diferença entre etnia, religião e nacionalismo. Ele também explicou a formação étnica e religiosa do Oriente Médio e os interesses que estão em jogo no conflito.
Gabriella Amui, disse que o ponto mais esclarecedor para a grande maioria dos participantes foi a real motivação do conflito. “Não se amarra apenas a questões religiosas ou étnicas, mas sim — até mesmo por uma perspectiva realista das relações internacionais — as questões geoestratégicas do território”.
O evento foi uma oportunidade para os participantes aprenderem mais sobre um conflito complexo e importante. “Na conversa o professor Guilherme trouxe o debate necessário para sairmos daquele típico “vilão e mocinho”, disse Rafaela.