Etanol mais barato que a gasolina em dez estados brasileiros
Vários estados brasileiros estão promovendo campanhas para conscientizar a população sobre os benefícios de abastecer com etanol. Além de representar uma vantagem econômica, o uso do etanol contribui positivamente para o meio ambiente.
Na última terça-feira (09/01), o governo de Minas Gerais implementou a Lei 24.652/2024, consolidando a política estadual “Na Hora de Abastecer, Escolha o Etanol”, com o objetivo de incentivar o consumo responsável do combustível e promover práticas sustentáveis no setor.
De acordo com os últimos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o etanol estava mais competitivo em relação à gasolina em dez estados brasileiros, incluindo Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal.
A paridade média do etanol com a gasolina no país é de 60,97%, ou seja, o etanol custa 60,97% do preço da gasolina. Em Alagoas, a paridade é de 67,51%, enquanto em Goiás é de 59,03%.
Além da vantagem econômica, o etanol também é mais sustentável do que a gasolina. Segundo dados da Agência Internacional de Energia (IEA), a utilização de etanol produzido através da cana-de-açúcar reduz em média 89% a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (NO2).
Aliás, desde 2003, ano de lançamento da tecnologia flex, o uso do etanol impediu que aproximadamente 630 milhões de toneladas de CO2 fossem lançados no céu brasileiro.
A campanha de incentivo ao consumo do etanol é uma oportunidade para os motoristas brasileiros economizarem dinheiro e ajudarem o meio ambiente.