Câmara aprova implementação de políticas ESG em Goiânia
Projeto é do vereador Lucas Kitão e vai para a sanção do prefeito Rogério Cruz
A Câmara de Goiânia aprovou nesta quinta-feira (11) a implementação da Política Environmental, Social e Governance (ESG). O projeto é do vereador Lucas Kitão (União Brasil) e prevê incentivo à prática desses princípios em organizações locais.
Conforme proposto, a Política Municipal ESG prevê controle e redução de impactos ambientais; promoção de desenvolvimento social; melhoria da transparência na gestão empresarial; criação de plataforma digital para compartilhamento das práticas ESG; promoção de parcerias público-privadas e premiação para as empresas que se destacarem.
De acordo com Kitão, a prática dos princípios, aliada à regulamentação, contribui para competitividade de empresas e para impactos positivos junto à sociedade e ao meio ambiente. O vereador destaca ainda que a implementação de política ESG, alinhada com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), representa compromisso global para construção de futuro mais sustentável.
“Goiânia pode ser um dos principais centros urbanos do Brasil a adotar prática sustentável. A cidade tem economia diversificada, com destaque para setores como comércio, indústria e serviços. Além disso, conta com forte presença de instituições de ensino e de pesquisa para disseminar as práticas”, justifica o parlamentar.
Após aprovação em definitivo, o projeto de lei vai para a análise do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade).