• cidades

    Ronaldo Caiado o maior cabo eleitoral para Goiânia

    voto

    O deputado federal Gustavo Gayer (PL) e o senador Vanderlan Cardoso (PSD) estão empatados tecnicamente na liderança, ambos com 20,71% e 20,34%, respectivamente, de acordo com o levantamento Goiás Pesquisas, encomendada pelo Mais Goiás. A margem de erro é de 3,34 pontos percentuais para mais ou menos e os números referem-se ao levantamento estimulado, quando os nomes são mencionados pelo entrevistador ao eleitor.

    Vanderlan manteve suas intenções de voto em 20,34% desde a última pesquisa realizada em junho de 2024. O parlamentar era seguido de perto por Gayer, com 18,64%. Agora, o deputado assumiu a liderança, embora em empate técnico.

    O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o deputado estadual Bruno Peixoto (União Brasil) aparece em terceiro com 13,40%, em empate técnico com a deputada federal Adriana Accorsi (PT), a única entre os mencionados que já lançou sua pré-candidatura, somando 12,42%.

    O atual prefeito Rogério Cruz (Republicanos) aparece na quinta posição com 9,50% das intenções de voto, mantendo a esperança de contar com o apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Enquanto o empresário e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Sandro Mabel (Republicanos), registra 3,17%. Mabel, no entanto, afirmou que não concorrerá à eleição.

    Jânio Darrot (MDB), empresário e ex-prefeito de Trindade, encerra a lista com 0,97% de intenção de voto, após ter sido sondado por Caiado em outubro do ano passado.

    Com as eleições se aproximando em Goiânia, o governador Ronaldo Caiado encara um desafio histórico: quebrar a escrita de que o candidato apoiado pelo governo não vence na capital desde 1985.

    Os números revelam uma aprovação expressiva de 69,79%, com 8,77% de excelentes, 17,66% de ótimos e 43,36% de bons. Um sinal positivo, mas ainda há trabalho a ser feito, já que 20,71% veem a gestão como regular.

    Caiado está determinado a virar o jogo e conquistar a confiança daqueles que ainda têm dúvidas. A eleição se torna o veredicto final, e o desafio é real. Goiânia, estamos prontos para escrever uma nova página na história política da cidade!

    Levantamento espontâneo

    No levantamento espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são mencionados aos eleitores, Gustavo Gayer lidera com 4,63%, seguido por Rogério Cruz com 4,13% e Adriana Accorsi com 2,80%.

    Com uma situação eleitoral complicada, Gustavo Mendanha, ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, no PDR e a caminho do MDB, aparece na quarta posição com 2,68%.

    O senador Vanderlan Cardoso, possui 2,56%, enquanto Bruno Peixoto conta com 1,95% do eleitorado goianiense.

    Metodologia

    O levantamento Goiás Pesquisas entrevistou 821 pessoas com 18 anos ou mais entre os dias 17 a 19 de janeiro, em nove regiões de Goiânia. Do montante, 54,69% são mulheres e 45,31% são homens. A margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de 3,42 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

    A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral – GO (TRE-GO) com o número 05035/2024.

    Com informações de: Mais Goiás

    Últimas Notícias