• cidades

    Metronização: Goiânia conquista 1º lugar em prêmio mundial de transporte coletivo

    Projeto Nova RMTC destacou metronização, tecnologia e melhorias na experiência dos passageiros

    Goiânia conquistou o 1º lugar no UITP Awards 2026, uma das principais premiações internacionais do transporte público. A cidade venceu na categoria Experiência do Cliente e Mudança Modal com o projeto Nova RMTC, que tem a metronização em Goiânia como um dos principais destaques.

    Ao todo, cerca de 300 projetos de diferentes países participaram da disputa. Segundo a Prefeitura, apenas três iniciativas chegaram à final, com representantes do Brasil, da Austrália e do México.

    Reconhecimento

    O prêmio destacou soluções que tornaram as viagens mais rápidas, previsíveis e inteligentes na Região Metropolitana de Goiânia.

    Além disso, a iniciativa reconheceu ações como renovação da frota, eletrificação do sistema, uso de combustíveis mais limpos, requalificação da infraestrutura e investimentos em tecnologia.

    Com isso, Goiânia passa a aparecer entre os projetos internacionais de referência em mobilidade urbana, ao lado de iniciativas desenvolvidas em países da América, Ásia e Europa.

    Metronização

    A metronização em Goiânia usa inteligência artificial, semáforos inteligentes e monitoramento em tempo real para dar prioridade aos ônibus nos cruzamentos.

    Na prática, o sistema reduz paradas, melhora a regularidade das viagens e aumenta a previsibilidade para os passageiros. Atualmente, o modelo opera em 9 quilômetros do BRT Leste-Oeste, entre os terminais Novo Mundo e Praça A, além de integrar o corredor Norte-Sul.

    O sistema conta com 65 semáforos inteligentes, quase 200 equipamentos conectados à Central Integrada de Trânsito e Transporte, câmeras de alta definição, GPS em tempo real, botoeiras sonoras e nobreaks.

    Resultados

    Segundo a Prefeitura, a velocidade média dos ônibus passou de cerca de 15 km/h para até 23 km/h nos trechos metronizados.

    Além disso, o número de paradas em semáforos caiu de aproximadamente 16 para quatro por viagem. A gestão também informa que os ônibus recebem sinal verde em mais de 90% dos cruzamentos monitorados.

    Dessa forma, o sistema busca reduzir o tempo de deslocamento e melhorar a qualidade do transporte coletivo para quem depende do serviço diariamente.

    Expansão

    A Prefeitura já prepara novas etapas da metronização em Goiânia.

    Os próximos trechos incluem a ampliação do corredor metronizado até o Terminal Padre Pelágio, no eixo Leste-Oeste. Além disso, o sistema Norte-Sul deve avançar até os terminais Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque.

    Para o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, o reconhecimento internacional confirma a mudança de conceito na gestão da mobilidade urbana. Segundo ele, a tecnologia permite priorizar o transporte coletivo com base em dados em tempo real.

    Investimentos

    A Prefeitura afirma que aplica cerca de R$ 250 milhões por ano no transporte coletivo.

    Além disso, Goiânia responde por 41,2% do subsídio da tarifa da Região Metropolitana, mesmo percentual destinado pelo Governo de Goiás. Segundo a gestão municipal, o investimento ajuda a manter a tarifa acessível e permite a continuidade das melhorias no sistema.

    O prefeito Sandro Mabel afirmou que o prêmio resulta de planejamento, investimento e parceria entre Município e Estado. Para ele, a prioridade ao transporte coletivo melhora o direito de ir e vir da população.

    Por fim, a conquista internacional coloca a metronização em Goiânia como vitrine da nova fase da mobilidade urbana na capital.

    Noticias relacionadas