Capivara Filó: por que devemos discutir esse caso?
Vivemos hoje em um ambiente onde as informações chegam de maneira veloz e agora principalmente sem filtros, pois através das redes, o compartilhamento entre pessoas é instantâneo e isso faz com que recebamos todo e qualquer tipo de mensagem a qualquer hora do dia e da noite.
Um caso que ganhou grande repercussão nas redes, foi o da Capivara Filó, mas antes de debatermos, precisamos entender a história, onde o dono do animal, o estudante Agenor Tupinambá, possui em sua propriedade rural, uma capivara, e ambos ficaram conhecidos porque ele possui uma legião de seguidores e fazia postagens diárias sobre a vida dos dois, e isso fez com que o IBAMA através de uma denúncia anônima apreendeu o animal e autuou o Agenor com uma multa, com isso, o casa gerou uma grande comoção e dividiu o país em duas opiniões, uma, de quem acha que o IBAMA tenha cometido excesso e outra de quem acha que o Ibama apenas aplicou a força da lei.
E como tudo no país, se polariza, um lado começou a utilizar-se do fato para politicamente, atacar o IBAMA inclusive numa mobilização, onde várias pessoas foram ao CETAS e começaram a proferir críticas ao Ibama e às instalações do CETAS, se utilizando disso para palanque político-eleitoreiro.
O Art. 24º do Decreto 6.514/2008 que auxilia a Lei 9.605/1998 que trata de crimes ambientais, diz o seguinte: “Matar, perseguir, caçar, apanhar, coletar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”. Ou seja, o IBAMA cumpriu a sua parte, pois como um órgão público ele não pode prevaricar de suas funções. E o que ocorreu à frente foi decisão judicial, ou seja, o IBAMA fez a sua parte, mas depois o juiz entendeu diferente, porém, o caso teve um desfecho decidido pela justiça, o que também, tira a responsabilidade do IBAMA no caso e coloca sob a justiça.
Mas o que devemos tirar de conclusão desse caso, é que devemos ter muito cuidado com essas questões de criar animais silvestres, não se esqueçam que várias doenças são provenientes dessa relação: Homem x Animais silvestres, inclusive o COVID, veio dessa relação, e veja o que ocorreu ao mundo, nós precisamos ter muito cuidado com isso.
O que precisa ficar claro, mesmo com toda comoção, mesmo com a beleza da relação entre Agenor e Filó, a legislação não permite isso, ou seja, o que o IBAMA, fez estava em suas funções, a população precisa entender isso.
Precisamos também ter muito cuidado, pois hoje tudo é motivo para likes, engajamento, etc. muitas pessoas se utilizam desses fatos para se projetarem politicamente ou apenas ficar famoso mesmo nas redes, e não podemos cair nesse engodo, pois tudo que muitas pessoas querem é só isso mesmo.
Reiterando, não duvido que o Agenor tenha amor pela Filó, não duvido mesmo, mas isso não é saudável para os nossos dias atuais, onde isso pode incentivar muitas pessoas a começarem criar animais silvestres em suas residências e com isso ajudar na proliferação de doenças que podem fazer muito mal à humanidade.
Então, se você é um amante da natureza, adora os animais silvestres, deixe-os na natureza, lá é o local deles viverem suas vidas, e também, não alimente animais silvestres, eles devem buscar seus alimentos na natureza, pois muitos alimentos podem fazer mal a eles.