• Estadual

    Pesquisa mostra Lereia mais rejeitado em Minaçu

    Uma pesquisa recente realizada pela SMS Direct/Instituto de Pesquisas e Marketing Ltda, divulgada na última semana, revelou uma forte polarização entre os dois principais pré-candidatos à Prefeitura de Minaçu: o atual prefeito Carlos Alberto Lereia (PSDB) e o ex-assessor especial de Caiado, Roger Seabra (União Brasil). A diferença na intenção de voto entre os candidatos é de apenas 8,9 pontos percentuais.

    O estudo, contratado e divulgado pelo Excelência Notícias e registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TER) sob o número GO-04444/2024, indica que, se as eleições fossem hoje, Lereia teria 44,2% das intenções de voto, enquanto Seabra, que está se lançando na política, alcançaria 35,3%. A pesquisa entrevistou 402 eleitores na quinta e sexta-feira passadas (16 e 17).

    Na pesquisa espontânea, onde os eleitores indicam suas preferências sem uma lista pré-definida, Lereia lidera com 42,3% das intenções de voto, seguido por Seabra com 24,4%. Outros seis candidatos somam juntos 6,4% das preferências, enquanto 3,3% dos entrevistados anulariam o voto e 21,2% não souberam opinar.

    A polarização também se reflete nos índices de rejeição: 17,5% dos eleitores entrevistados rejeitam o nome de Lereia, enquanto 13,2% são contra Seabra. Mesmo com a alta rejeição, 67,4% dos eleitores que não votariam em Lereia consideram a gestão atual satisfatória, sendo que 57,2% a classificam como “boa” e 10,2% como “excelente”. Por outro lado, 20,2% avaliam a gestão como “ruim”, 8,5% como “péssima” e 3,9% não souberam opinar.

    A pesquisa também analisou a influência de lideranças políticas sobre as intenções de voto. O atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parece ter um impacto negativo: 49,1% dos eleitores não votariam em um candidato apoiado por ele. Apenas 19,9% apoiariam um candidato alinhado ao petista, enquanto 25,4% responderam “talvez” e 5,3% não souberam responder.

    Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem uma aceitação mais equilibrada: 37,7% dos eleitores votariam em um candidato bolsonarista, enquanto 34,3% não votariam e 24,7% responderam “talvez”. Apenas 3,3% não souberam informar. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), demonstra forte influência positiva: 50,3% dos eleitores votariam em um candidato apoiado por ele, contra 16,7% de rejeição. Outros 27,6% responderam “talvez” e 5,4% não souberam opinar.

     

    Minaçu possui 23.119 eleitores aptos a votar neste ano, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral. A proximidade nas intenções de voto e a alta rejeição de ambos os candidatos indicam que a disputa pela Prefeitura de Minaçu será acirrada.

    Últimas Notícias