• Estadual

    Fala de Gustavo Gayer sobre nordestinos repercute nas redes sociais

    O nome do pré-candidato à prefeitura de Goiânia pelo PL, Gustavo Gayer, repercutiu negativamente nas redes sociais, principalmente no ‘X’ (antigo Twitter), no último domingo, 9, o após declarações polêmicas feitas em um evento na Bahia, em maio, serem resgatadas por internautas. Durante sua participação, Gayer comparou a população nordestina a “galinhas depenadas”, criticando o governo federal por, segundo ele, alimentar os estados do Nordeste com migalhas.

    O evento em questão foi uma discussão sobre os impactos do Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/2019, que visa instituir o Sistema Nacional de Educação (SNE). Gayer se manifestou contra a proposta e fez críticas incisivas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao programa Bolsa Família. “Estão dando migalhas para uma população cada vez mais depenada”, declarou o deputado. Ele ainda associou os altos índices de analfabetismo no Nordeste ao apoio político ao PT. “Eles estão fazendo com o Nordeste o que Stalin fez com a galinha. ‘Ele me dá cesta básica, ele me dá 300 reais”, completou.

    As declarações viralizaram e gerou uma onda de indignação entre usuários das redes sociais. Muitas pessoas acusaram Gayer de discriminação e desrespeito à população nordestina. “Comparar nordestinos a galinhas depenadas é um insulto inaceitável”, comentou um internauta. “É lamentável ver um pré-candidato à prefeitura de Goiânia disseminando preconceito”, escreveu outro.

    Gustavo Gayer já é conhecido por suas falas controversas. Ele está respondendo na justiça por comentários considerados racistas feitos em junho de 2023, durante uma participação no podcast “Três Irmãos”. Na ocasião, Gayer afirmou que “na África quase todos os países são ditadores” e que a democracia não prospera no continente porque, segundo ele, “para você ter democracia você tem de ter um mínimo de capacidade cognitiva para entender entre o bom e o ruim, entre o certo e o ruim”.

    Últimas Notícias