Goiás inicia força-tarefa contra falsificação de bebidas
Operação reúne forças de segurança e saúde para proteger a população de riscos com bebidas adulteradas
O Governo de Goiás lançou nesta quinta-feira (2/10) uma força-tarefa integrada contra falsificação de bebidas. A ação envolve as secretarias de Segurança Pública e Saúde, além das polícias Civil, Militar e Científica, Procon Goiás e Vigilância Sanitária Estadual. A primeira etapa começou em Goiânia e deve se estender a todo o estado.
A determinação partiu do governador Ronaldo Caiado. O objetivo é fiscalizar a procedência de produtos, inspecionar bares e distribuidoras e coibir práticas criminosas. Além disso, a medida busca principalmente proteger a saúde da população. A iniciativa é preventiva, já que em outros estados o consumo de bebidas adulteradas com metanol resultou em mortes e internações. Em Goiás, não há casos confirmados até o momento. Dessa forma, o Estado atua de forma antecipada para reduzir os riscos.
Goiás combate falsificação de bebidas com integração das forças
O secretário de Segurança Pública, Renato Brum dos Santos, ressaltou a importância da união entre as instituições.
“O segredo do sucesso da segurança pública em Goiás está na capacidade de agir antes que o problema se instale. Trabalhamos com inteligência, planejamento e união das forças. Assim, essa força-tarefa demonstra que o Estado não espera o crime acontecer: está sempre um passo à frente para proteger vidas e preservar a tranquilidade da sociedade”, destacou.
Já o secretário de Saúde, Rasível Santos, afirmou que a Vigilância Sanitária vai atuar junto às demais equipes para rastrear a origem das bebidas. Enquanto isso, a orientação à população é evitar consumir bebidas alcoólicas, principalmente as destiladas, até que a fiscalização seja concluída.
Nota técnica e capacitação para enfrentar bebidas adulteradas
Rasível informou que a Secretaria de Saúde emitiu uma nota técnica para médicos e profissionais da rede estadual. O documento atualiza protocolos de atendimento em casos de intoxicação por metanol.
“Estamos capacitando equipes e revisando medidas de tratamento. Portanto, se houver algum registro, os profissionais já estarão preparados para atuar de forma rápida e eficiente”, disse.
Riscos do metanol e falsificação de bebidas em Goiás
O metanol é um álcool incolor e inflamável, utilizado como solvente e combustível industrial. Mesmo em pequenas quantidades (10 a 30 ml), pode causar cegueira irreversível. Doses maiores levam à morte.
Além disso, os principais sintomas de intoxicação incluem náuseas, vômitos, dor abdominal, tontura, confusão mental, visão embaçada, convulsões e perda da visão.
Orientações da saúde sobre consumo e falsificação de bebidas
Em casos de suspeita de ingestão ou contato, a recomendação é buscar atendimento médico imediato. O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox) funciona 24 horas por dia, inclusive em finais de semana e feriados.
Por fim, os telefones de contato são 0800 646 4350 (estadual) e 0800 722 6001 (nacional).