O vereador Markim Goyá (PRD) anunciou apoio à pré-candidatura do presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (Cidadania), a deputado estadual. A manifestação ocorreu durante sessão plenária no Legislativo da capital. Além disso, reforça a articulação política em torno do projeto de Policarpo para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás.
Em discurso, Markim afirmou que a região que representa está alinhada à pré-candidatura. O parlamentar também disse que sua equipe recebeu o movimento com entusiasmo. “A nossa região e a nossa equipe estão muito felizes com nosso apoio à sua pré-candidatura a deputado estadual”, declarou.
Na mesma fala, o vereador do PRD afirmou que sua base política deve trabalhar por uma votação expressiva. Segundo Markim, a união busca ampliar a força política da região Oeste de Goiânia. Ao mesmo tempo, o grupo pretende buscar mais benefícios para a população.
“Nossa região vai lhe dar uma votação expressiva. Estamos juntando forças para que vossa excelência, na Assembleia Legislativa, e eu, na Câmara de Goiânia, levemos muito mais benefícios para a nossa região”, disse Markim, no último dia 30.
Romário Policarpo agradeceu o apoio e afirmou que os dois passam a caminhar no mesmo grupo político. “Muito obrigado, vereador Markim Goyá. A partir de agora, nós somos uma só equipe e vamos trabalhar ainda mais unidos por Goiânia”, declarou o presidente da Câmara.
Apoio
Com a adesão de Markim Goyá, a frente de vereadores que anunciou apoio à pré-candidatura de Romário Policarpo chega a nove nomes. Antes dele, já estavam na coalizão Léo José (Solidariedade), Geverson Abel (Republicanos), Thialu Guiotti (Avante), Henrique Alves (MDB), Anselmo Pereira (MDB), Ronilson Reis (Solidariedade), Tião Peixoto (PSDB) e Denício Trindade (União Brasil).
Juntos, os nove vereadores somaram 58.250 votos na última eleição para a Câmara de Goiânia, em 2024. O número mostra o peso eleitoral do grupo dentro da capital. Goiânia é a principal base de articulação de Policarpo para a disputa estadual.
Além disso, o próprio Romário Policarpo saiu das urnas fortalecido em 2024. Ele foi o vereador reeleito mais votado de Goiânia, com 11.496 votos. O resultado passou a ser usado como uma das bases para a construção de sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa.
Trajetória
Marcos Antônio da Silva, conhecido politicamente como Markim Goyá, está no segundo mandato consecutivo como vereador por Goiânia. Ele representa a região Oeste da capital. Também incorporou ao nome político a referência ao bairro de origem e atuação popular.
Na Câmara Municipal, Markim atua principalmente na defesa da saúde pública gratuita e de qualidade. Além disso, preside a Comissão de Direitos dos Idosos. No colegiado, participa de debates sobre proteção e ampliação de políticas públicas para a população idosa.
Com o apoio a Romário Policarpo, Markim passa a integrar oficialmente o grupo de vereadores que pretende fortalecer a pré-candidatura do presidente da Câmara em Goiânia. Portanto, a articulação amplia a presença de Policarpo em diferentes regiões da capital. Também reforça a tentativa de chegar à Assembleia Legislativa com uma base municipal organizada.