Americano Robert Prevost é eleito Papa e escolhe o nome Leão XIV
Ex-bispo de Chicago e atual prefeito do Dicastério para os Bispos, Prevost surpreende ao se tornar o novo pontífice e adotar nome histórico da Igreja

Habemus Papam! O Conclave terminou nesta quinta-feira (8) com a eleição do cardeal americano Robert Francis Prevost como novo Papa da Igreja Católica. Ele escolheu o nome Leão XIV, em referência a uma linhagem papal ligada ao reforço da doutrina e ao enfrentamento de tensões políticas em períodos históricos.
A fumaça branca subiu da Capela Sistina menos de 36 horas após o início do Conclave, tornando esta uma das escolhas mais rápidas da história recente da Igreja. Prevost, de 69 anos, era até então prefeito do Dicastério para os Bispos, cargo de grande influência na nomeação de lideranças eclesiásticas.
Natural de Chicago (EUA), o novo Papa é apenas o segundo pontífice não europeu em mais de mil anos, após a eleição do argentino Francisco em 2013. Sua escolha reflete a crescente influência da Igreja na América e sinaliza continuidade nas pautas de descentralização e renovação pastoral.
Ao adotar o nome Leão XIV, Prevost faz referência ao Papa Leão XIII (1878–1903), reconhecido por sua atuação social e sua encíclica “Rerum Novarum”, que abordou a condição dos trabalhadores. Especialistas veem no novo nome uma possível ênfase em questões sociais e diálogo com o mundo moderno.
A cerimônia de apresentação do novo Papa na sacada da Basílica de São Pedro foi acompanhada por milhares de fiéis e transmitida ao vivo para o mundo todo.