Lula diz que pedirá a Putin que participe de encontro com Zelensky na Turquia
Presidente brasileiro tenta mediar diálogo direto entre líderes de Rússia e Ucrânia em busca da paz

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (13/5) que pretende conversar pessoalmente com Vladimir Putin, durante escala em Moscou, para convencê-lo a participar de um encontro presencial com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. A proposta seria uma reunião em Istambul, na Turquia, com objetivo de retomar o diálogo de paz entre os países em guerra desde 2022.
Segundo Lula, o chanceler ucraniano pediu a mediação do Brasil para que o líder russo aceite sentar-se à mesa com Zelensky. O presidente brasileiro ressaltou que “a paz só será possível com os dois conversando cara a cara”. A fala foi dada durante entrevista em Pequim, após compromissos com o governo chinês.
Apesar da disposição manifestada por Zelensky, o Kremlin ainda não confirmou a participação de Putin, embora tenha sinalizado que uma delegação oficial da Rússia poderá ir à Turquia. Lula, por sua vez, reforçou que fará um apelo direto ao presidente russo.
O governo brasileiro tem defendido uma solução pacífica e diplomática para o conflito, atuando em parceria com a China para facilitar possíveis negociações multilaterais.