China Concede Isenção de Visto a Brasileiros e Outros Sul-Americanos
A partir de 1º de junho de 2025, cidadãos do Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai poderão entrar na China sem a necessidade de visto para estadias de até 30 dias. A medida, de caráter experimental, terá validade inicial de um ano, até 31 de maio de 2026, e se aplica a viagens de turismo, negócios, visitas a parentes, intercâmbio ou trânsito.

O anúncio foi feito pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, durante coletiva de imprensa em Pequim. Segundo ele, a política visa facilitar o intercâmbio de pessoas e fortalecer os laços entre a China e os países da América Latina. “Damos boas-vindas a mais amigos estrangeiros para que façam bom uso das políticas de isenção e facilitação de vistos da China”, afirmou Lin Jian.
A iniciativa foi anunciada após o 4º Fórum Ministerial China-CELAC, realizado em Pequim, onde o presidente Xi Jinping também prometeu uma nova linha de crédito de US$ 9 bilhões para projetos de infraestrutura na região. A medida coloca os países sul-americanos em pé de igualdade com várias nações europeias e asiáticas que já desfrutam de isenção de visto para a China.
Para os brasileiros, a nova política representa uma oportunidade de expandir negócios, turismo e intercâmbio cultural com a China, que é o maior parceiro comercial do Brasil. A isenção de visto pode facilitar viagens de empresários, estudantes e turistas, promovendo uma maior aproximação entre os dois países.