Volta da Monarquia: Comissão presidida por Damares Alves dá sinal verde para plebiscito em 2026
Decisão abre caminho para consulta popular sobre possível retorno da monarquia; proposta será levada para votação junto às eleições presidenciais.

Uma comissão do Senado Federal presidida pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) decidiu, nesta semana, dar prosseguimento ao pedido de um plebiscito que questionará a população sobre o retorno da monarquia no Brasil. A decisão surpreendente coloca em pauta uma discussão histórica, que poderá ser submetida ao voto popular nas eleições de 2026.
Segundo o jornal Estadão, o objetivo da comissão é realizar a consulta pública sobre a possibilidade da volta do sistema monárquico junto ao primeiro turno das próximas eleições presidenciais, reduzindo custos operacionais e facilitando a participação popular.
O pedido formal já vinha sendo debatido internamente há alguns meses, mas avançou após aprovação da comissão presidida pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), conhecida por pautas conservadoras e que agora lidera o grupo responsável pela análise desse tema polêmico.
A proposta ainda precisa avançar em plenário antes de ser oficializada como um plebiscito. No entanto, o simples fato de chegar ao estágio atual já gerou um intenso debate político e público nas redes sociais.
(Fonte: Estadão)