• Nacional

    Meta de 10% nas pesquisas se torna desafio para Caiado viabilizar candidatura em 2026

    Aliado à futura federação União Brasil-PP, governador de Goiás terá até julho de 2026 para atingir dois dígitos nas intenções de voto e garantir estrutura de campanha

    A possível federação entre União Brasil e PP já projeta o governador Ronaldo Caiado (UB-GO) como pré-candidato à Presidência da República em 2026. Para contar com o apoio da aliança, ele precisa atingir pelo menos 10% nas pesquisas eleitorais até o período das convenções, previsto para julho do próximo ano. A informação vem de bastidores políticos ouvidos pelo portal Transmissão Política.

    Essa movimentação fortalece o projeto nacional do goiano. Ele ganharia tempo de TV e acesso a recursos partidários. No entanto, a meta estipulada preocupa aliados. Caiado aparece com apenas 3,5% nas primeiras sondagens e enfrenta um obstáculo comum a candidaturas emergentes: o tempo. Em um cenário dominado por nomes de projeção nacional como Lula, Bolsonaro, Tarcísio e Zema, alcançar 10% do eleitorado em 15 meses é um desafio.

    Para crescer, o governador deve intensificar sua agenda nacional. Ele precisa dialogar com vereadores, prefeitos, governadores e parlamentares de sua base. Além disso, enfrenta o desafio de se tornar mais conhecido fora do Centro-Oeste, onde tem maior força. Também precisa se apresentar como alternativa viável para o eleitorado conservador.

    Analistas apontam que, embora o eleitor decida seu voto nos meses mais próximos à eleição, o desempenho nas pesquisas prévias é essencial. Ele atrai alianças e evita pressões para desistir da candidatura. A futura federação pode reunir 108 deputados federais e 13 senadores, tornando-se uma das maiores forças do Congresso.

    Ainda não há data oficial para o anúncio da federação. No entanto, fontes próximas aos presidentes Antônio Rueda (UB) e Ciro Nogueira (PP) indicam que a decisão deve sair até junho de 2025.

    Últimas Notícias