• Nacional

    Lula diz que não quer luxo e que ficará em barco durante a COP30

    Presidente afirma que não quer luxo e garante estrutura de hospedagem para delegações

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (3) que Belém terá condições de receber os 45 mil participantes esperados para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro. Em entrevista à TV Liberal, Lula destacou que não busca luxo e chegou a dizer que pretende dormir em um barco durante os dias do evento.

    “Eu vou querer dormir no barco, ainda não tem o barco, mas eu vou encontrar um barco. Porque eu não quero luxo, eu quero participar dessa COP porque ela tem que ser a COP da verdade”, disse o presidente.

    Hospedagem ampliada

    A capital paraense conta normalmente com cerca de 18 mil leitos de hotel. Para atender à demanda excepcional, o governo federal autorizou o uso de dois navios de cruzeiro, com capacidade de até 6 mil leitos. Além disso, 2,5 mil quartos subsidiados foram liberados, com preços entre US$ 100 e US$ 600.

    Segundo Lula, a população também está abrindo as portas para as delegações. “O povo de Belém é extraordinariamente amoroso e gentil. Tem muita gente alugando a própria casa, como acontece em Santa Catarina durante a temporada de verão”, afirmou.

    Com a disparada nos preços das hospedagens, a ONU elevou de US$ 144 para US$ 197 o valor do auxílio oferecido a países pobres. A cidade ainda contará com três novos hotéis de alto padrão, construídos por grupos internacionais, e parceria com plataformas digitais de aluguel de imóveis.

    Avião da FAB apresentou falha

    Durante a viagem, Lula também relatou um incidente envolvendo a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao embarcar rumo à Ilha do Marajó, o avião Casa apresentou falha no motor e precisou ser substituído por um modelo Brasília.

    “Eu só tenho que agradecer a Deus, porque o problema poderia ter acontecido no ar, mas foi em terra. Tivemos que descer com risco do avião pegar fogo”, relatou o presidente.

    Essa não foi a primeira vez que Lula enfrentou problemas em voo. Em outubro do ano passado, o avião presidencial VC-1 apresentou falha no México, obrigando a aeronave a permanecer cinco horas em círculos até liberar o combustível.

    Noticias relacionadas