• Nacional

    Avanços comerciais após conversa entre Lula e Trump

    O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou novos avanços na relação comercial com os Estados Unidos. A medida ocorre após o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente norte-americano Donald Trump, realizado no fim de setembro, durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas.

    De acordo com Alckmin, as tarifas sobre alguns produtos brasileiros foram reduzidas significativamente. “Depois da conversa entre Lula e Trump, produtos como madeira macia e serrada, que pagavam 50%, passaram a pagar apenas 10%. Já os itens como armários, móveis e sofás caíram de 50% para 25%”, explicou o vice-presidente.

    Além disso, ele destacou que a retirada desses produtos do tarifaço representa uma redução de cerca de US$ 370 milhões em exportações penalizadas.


    Entenda o que é a Seção 232

    A Seção 232 da Lei de Expansão Comercial dos EUA permite que o país imponha tarifas sob justificativa de segurança nacional. Segundo Alckmin, a decisão recente coloca o Brasil em igualdade de condições com outros países.

    “Quando você fala em armário ou móvel, é 25% para o Brasil e para o mundo todo. Assim, você não perde competitividade”, afirmou.

    O vice-presidente também ressaltou que o governo brasileiro continuará dialogando com os Estados Unidos.

    “O encontro de Lula com Trump foi um primeiro passo. Não há motivo para manter essa tarifa, já que os EUA são superavitários na relação comercial conosco.”


    Programa Carro Sustentável impulsiona vendas

    Durante visita a uma concessionária em Brasília, Alckmin também comentou os resultados do programa Carro Sustentável. Desde o lançamento, em 11 de julho, as vendas de veículos novos cresceram 28,2%, segundo dados da Fenabrave.

    “O carro sustentável tem importância ambiental, pois emite até 83 gramas de CO₂ por quilômetro rodado. Além disso, é flex, produzido no Brasil e 80% reciclável”, destacou o vice-presidente.

    Ele afirmou ainda que o programa tem impacto social positivo, já que incentiva a compra de carros mais baratos e acessíveis.


    Novo encontro entre Lula e Trump

    Lula e Donald Trump devem realizar um novo encontro, virtual ou presencial, nas próximas semanas. O acerto foi feito durante a reunião em Nova York. Dessa forma, ambos pretendem discutir novas etapas de cooperação comercial entre os dois países.

    Noticias relacionadas