CDL Jovem leva “impostossauro” ao plenário em ação contra alta carga tributária
Tribuna livre foi agendada pelo vereador Lucas Kitão em ação do Dia Livre de Impostos

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Goiás (CDL Jovem), Eberth Motta, levou o “impostossauro” à tribuna da Câmara de Goiânia nesta terça-feira (15) para defender a realização do Dia Livre de Tributos (DLI), marcado para a próxima quinta-feira (29) em todo o Brasil.
A tribuna livre foi concedida pelo vereador Lucas Kitão (União Brasil), que é autor do Dia Livre de Impostos em Goiânia. Anualmente, o parlamentar solicita o uso do tempo para os dirigentes da CDL conscientizarem a população sobre a alta carga tributária que existe no país.
Eberth usou a tribuna para explicar a realização do DLI. Segundo ele, é uma iniciativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e da CDL Jovem de todos os estados e está marcado para a última quinta-feira do mês, quando comerciantes e empresários de todo o país deixarão de repassar ao consumidor a carga tributária de alguns produtos.
Sem os impostos, Kitão e Eberth afirmam que os produtos e serviços podem chegar a um desconto de até 70% no valor final, sem os percentuais de impostos como ICMS, PIS, Cofins, ISS, CSLL e IPI. “A cada R$ 100, 33% é imposto. Trouxemos um bolo com 66% de seu tamanho para demonstrar a fatia que o impostossauro comeu deste pedaço”, explica.
“Esse ano, mais de 20% dos empresários fecharam as portas somente em janeiro devido a alta carga tributária. Por isso, realizamos o evento anualmente. Para que estes empresários deixem de recolher o imposto mostrem o quanto é pesada a carga tributária no bolso do consumidor”, afirmou.
Kitão é também autor do projeto de lei que autoriza o Dia Livre de Tributos na Capital, com isenção de impostos municipais, como o Imposto Sobre Serviços (ISS). A lei, segundo ele, é uma busca por essa conscientização e para valorizar ações como a da CDL Jovem na Capital.
“Trazer o DLI para o debate na Câmara de Goiânia é muito importante. Engrandece o trabalho e alerta o Poder Público, nossos parlamentares e os governantes sobre a alta carga tributária que existe no Brasil. Enquanto existir a data, faço questão de trazê-la para o plenário”, defendeu Lucas Kitão.
Além do parlamentar, aprovaram a iniciativa o presidente em exercício, Anselmo Pereira (MDB), o primeiro secretário da Casa, Henrique Alves (MDB), o líder do governo, Igor Franco (MDB) e os vereadores Denício Trindade (União Brasil) e Tião Peixoto (PSDB).
“Eu sou comerciante. Sei o que é ser penalizado com a carga tributária mais perversa do mundo, que é a brasileira. Parabenizo o senhor por trazer essa pauta”, disse Pereira.
O Dia Livre de Impostos em Goiânia
Na capital, a lei aprovada prevê que os comerciantes e lojistas fiquem isentos do pagamento de Imposto Sobre Serviços (ISS), durante o primeiro dia útil da segunda quinzena de março. Nesse caso, valores de produtos e serviços seriam repassados aos consumidores, mediante regulamentação do Paço Municipal.
O texto foi aprovado em duas votações e promulgado pela Câmara de Goiânia, após análise do Paço Municipal.